Freguesia de Silvares

História

Freguesia de Silvares

Santa Maria de Silvares, freguesia e comarca de Guimarães, distrito e diocese de Braga, dista cerca de 4 km da sede do concelho e está situada na margem esquerda do rio Selho. Esta paróquia é muito anterior ao séc. XIII. O povoamento do local é antiquíssimo. Foi vigararia de apresentação do cabido da Colegiada de Guimarães. As Inquirições de D. Afonso II de 1220 de “Sancta Maria de Silvares” dão importantes informações sobre esta freguesia. O seu orago é Santa Maria.

Silvares é uma das 48 freguesias do município de Guimarães, ocupando uma área de 4.49 km2, o que corresponde a 1.86% do território do concelho.
De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo INE-Instituto Nacional de Estatística (2011), a freguesia de Silvares é habitada por 2.282 pessoas (1.44% dos habitantes no concelho), das quais, 14.77% têm mais de 65 anos e 16.21% são crianças ou adolescentes.
Ainda em termos demográficos, constata-se que das 767 famílias residentes na freguesia de Silvares, 10.82% são compostas por uma única pessoa, e que o peso dos agregados domésticos com quatro ou mais indivíduos é de 7.95%.

Zona geográfica:
Distrito: Braga
Concelho: Guimarães
Freguesia: Silvares

Fonte: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

© 2019 Freguesia de Silvares. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • FTKODE